Conselhos para controlar o mofo em casa

A chave para prevenir os fungos é simples. O controle de umidade. O que já não resulta tão fácil é aplicar esse controle na prática. Porém, não é tampouco impossível acabar com o mesmo. Veremos abaixo alguns conselhos para eliminar as antistéticas e fortes manchas de mofo em nossas casas.

Evidentemente, não deixá-lo sair é a melhor maneira de exterminá-lo. E a prevenção, como já citamos anteriromente, passa pelo controle da umidade. E para combater a umidade, seguem abaixo alguns exemplo:

mofo e umidade em casa

Uma primeira medida a se tomar é identificar as possíveis áreas problemáticas, como um sótão onde fique facilmente úmido ou inundado, janelas que tendam a criar neblinas ou manchas de água no teto ou na parede. Todos esses são sinais de alarme dos quais devemos atuar, tentando diminuir a umidade, ou mesmo eliminar-la. Colocar um tapete no local ùmido, produtos anti-umidade, consertar vazamentos de água, etc.

Igualmente, é necessário estar atento aos momentos mais perigosos, como a temporada de chuvas, das quais podem trazer inundações (neste caso, é necessário evitá-las e/ou secá-las bem) ou, cotidianamente, os pontos deficientes da casa, como as casas de banho ou a cozinha, que, em último caso, podem precisar de uma boa ventilação.

Por falar em ventilação, melhor se for ao natural, mas também pode-se utilizar aparatos de ventilação, como extratores na cozinha e, no restante dos cômodos, ar condicionado ou desumidificadores, convenientes em climas úmidos.

Além de poder utilizar materiais de construção anti-mofo, sempre convém melhorar o fluxo de ar no lugar, algo que pode-se conseguir com simples ações, como abrir portas entre os cômodos, colocar os móveis separados das paredes e abrindo janelas em momentos ensolarados.

Por último e não menos importante: cuidado com as plantas dentro de casa. Essas podem propagar o mofo. Para evitar o mesmo, se vives em um lugar muito úmido, podes adicionar água de irrigação um pouco de chá de Taheebo.

Acesse nosso site e saiba mais sobre como otimizar o uso de sua casa. 

Share this Story

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>