Iluminação

Dicas para iluminar a sua casa – Poupe na fatura!

lamp-590x397

 

Escolher o tipo de iluminação a colocar em cada compartimento pode ser uma tarefa complicada, isto quando se pretende obter a máxima poupança elétrica. Desta forma, o interessante deste artigo é a maneira diferente de como certas lâmpadas são escolhidas para específicos compartimentos!

Antes de expormos as nossas decisões, é necessário ter em conta as condições importantes a ter nessa escolha.

A cor das paredes:

A cor das paredes é fundamental na selecção das lâmpadas certas. Paredes escuras absorvem mais iluminação e requerem luzes mais brilhantes. Por outro lado, os ambientes claros precisam de menos lâmpadas e ao mesmo tempo de luzes mais quentes e suaves. Recorde-se que o mobiliário usado também influencia a cor da iluminação.

O tamanho do espaço:

Se é uma sala grande, com tetos altos, o ideal é criar um ponto de iluminação com um conjunto de lâmpadas importantes no teto. Este conjunto de lâmpadas normalmente está relacionado com uma elevada potência desenvolvendo um consumo muito elevado. Como é normal, aconselhamos sempre lâmpadas de baixo consumo.

Se o espaço for reduzido, facilmente é possível adicionar umas simples lâmpadas de pé muito baratas, pouco consumistas e esteticamente interessantes!

O uso que da iluminação:

Se é para observar televisão é necessário optar por luzes suaves e quentes, indirectas de modo a evitar grandes reflexos no ecrã.

Numa cozinha ou casa de banho, a tonalidade das luzes normalmente é branca. Isto porque essa cor é sinónimo de pureza e transparência. São espaços de confiança e que normalmente estão sempre muito limpos.

Se o objetivo é estudar e ler um livro será necessário procurar outro tipo de luzes. Luzes mais quentes e ao mesmo tempo pouco fortes para que não interfiram na nossa visão.

O efeito da iluminação que pretendemos obter:

Iluminação geral quando se procura ter iluminação em todos os compartimentos. Conseguiremos uma agradável sensação de tranquilidade instalando uma lâmpada de pé de baixo consumo dirigida para o teto.

Iluminação ambiental é usada para marcar certas zonas, sempre com o intuito de criar distintas sensações. São um pouco mais caras que as lâmpadas clássicas mas são capazes de durar o dobro!

Iluminação pontual ideal para iluminar um elemento em concreto. É possível criar este tipo de iluminação em cantos escuros com lâmpadas LED, lâmpadas essas que podemos manter acesas todo o tempo que pretendemos sem consumir gastos avultados.

Tendo em conta estas pequenas considerações, em cada compartimento optaremos pela seguinte iluminação:

QUARTOS – O nosso pequeno Conforto;

É interessante usar uma iluminação direta para leitura e, ao lado da cama, poderá colocar abajures. Para estes ambientes, geralmente são usadas lâmpadas comuns de cor quente capazes de demonstrar uma sensação suave e de descontracção.

quartos-de-casal-

Sala de Jantar – O Conforto em companhia;

Em salas de jantar é normal usar-se lâmpadas de teto que não sejam demasiadas intensas, como é o caso de lâmpadas de baixo consumo, pois muita intensidade pode ser um obstáculo visual. A cor pode e deve depender da sensação decorativa do compartimento e das sensações que deseja criar.

Sala de Estar – Para estar em Conforto;

Ilumine os cantos da sala e use luzes direcionadas para os quadros, plantas ou mesas de centro. As lâmpadas podem ser incandescentes mas tudo depende da sua posição. Tudo depende do efeito que você pretende criar no ambiente.

Cozinha – Cozinhar com Conforto;

Use uma lâmpada comum ou fluorescente (semelhante à luz do dia), instalando um ponto central de iluminação e, se necessário, reforçando a iluminação de bancadas de trabalho, principalmente as que ficam em baixo dos armários embutidos. Não se esqueça que é uma parte da sua casa que com sinónimo de pureza e transparência

Casa de Banho – O Conforto na sua privacidade;

Use uma iluminação simétrica nos dois lados do espelho com lâmpadas de baixo consumo. Elas devem ficar protegidas do vapor.

Corredores – O caminho do Conforto;

As zonas de passagem, como o ‘hall’ de entrada ou escadas, devem ser agradáveis e transmitir segurança. Segundo a Adene, um ou dois pontos de luz no teto são suficientes para a circulação e limpeza, porém, se forem utilizados como espaço de brincadeiras dos mais novos, poderá colocar no teto ou paredes umas lâmpadas fluorescentes compactas. Se o espaço for apenas de passagem, poderá instalar um detetor de movimentos, que ligue ou desligue as luzes.

Se tiver alguma questão ou sugestão tendo em conta os vários temas abordados não hesite em enviar um e-mail para mestre.batista@7experience.pt.

Acreditamos em sugestões saudáveis capazes de promover o melhor da nossa plataforma.

Share this Story

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>