Mobilidade Sustentável

Master Plan da Tesla (Parte 2)

Tesla-Motors-symbol

Aqui poderá ler todos os desenvolvimentos da segunda parte do Master Plan da Tesla.

Elon Musk revelou esta noite os objetivos estratégicos da empresa para os próximos anos, uma ambição disruptiva que vai mudar o mundo.  Recordemos o Master Plan estratégico divulgado pela organização à sensivelmente 10 anos:

Em Agosto de 2006, pouca gente acreditava na Mobilidade Elétrica como alternativa viável aos carros a combustãomas acima de tudo menos gente acreditava na Tesla como empresa. Era considerada uma start up, com apenas 3 anos de existência só tinha apresentado à sociedade o protótipo do Tesla Roadster (faz hoje 10 anos e 1 dia).

1º parte do Plano:

  1. Produzir um carro desportivo;
  2. Utilizar os rendimentos para produzir um carro mais acessível;
  3. Durante o processo de desenvolvimento, promover opções de geração de energia de emissões zero;
  4. Não contar a ninguém o plano (ser segredo);

Sem contar com a execução do ponto 4, é possível afirmar que a organização seguiu o seu plano como fio condutor de todos os seus objetivos primários. Apenas com uma diferença, em vez de gerar energia, a organização centrou-se no armazenamento dessa mesma energia.

A segunda parte do Master Plan da Tesla já se encontra disponível. De facto, encontra-se visível a ambição imposta pelo CEO Elon Musk:

1. Criar sistemas de painéis fotovoltaicos residenciais, integrados em baterias de um modo simples e acessível a todos;
2. Expandir a gama de veículos elétricos por forma a envolver maiores segmentos de mercado;
3. Criar sistemas autónomos 10x mais seguros que a condução manual por meio de aprendizagem (desenvolvimento contínuo do Autopilot);
4. Desenvolver soluções de Car Sharing (rentabilizar ao máximo o VE enquanto não é utilizado);

É importante observar a capacidade “out of the box” do CEO da Tesla. Esta “ambição inovadora” é o meio para alcançar o sucesso!

Factos importantes para atingir os objetivos do Master Plan (Parte 2):

1. Fusão com a organização SolarCity

og-sc-logo

A produção de energia solar através de Painéis Fotovoltaicos e o seu respectivo armazenamento em baterias é um dos detalhes deste novo projeto. Uma ideia que permitirá reduzir a intensidade do uso da rede elétrica, e por conseguinte a diminuição da produção vinda de fontes não renováveis. Esta integração permitirá o carregamento dos carros elétricos de uma maneira bem mais renovável e a custos reduzidos.

2. Ampliação da Gama de Veículos

O maior destaque que o Master Plan engloba é a confirmação que a empresa pretende aumentar a variedade de VE’s, como é o caso da adição de um SUV mais compacto e uma pickup.

Perante esta necessária forma de Mobilidade, Musk expõe também duas ideias para o ano que vem. São elas um camião denominado por “Tesla Semi”. Segundo a organização, será possível reduzir os custos de transporte de mercadorias. Pretende também conceber veículos de transporte urbanos com uma maior capacidade e eficiência (autocarros elétricos).

3. Sistemas de condução autónomos (Autopilot)

autopilot-graphic_416d19b6954282cf7ca50dc841dd24b1.nbcnews-ux-2880-1000

A organização está fortemente focada na execução deste objetivo, encontrando-se na primeira posição do desenvolvimento de sistemas semi-autónomos. A sua estratégia pressupõe a recolha de dados de todos os veículos equipados com Autopilot, por forma a que o carro tenha a possibilidade de “aprender” mais facilmente com os diversos dados recolhidos. Desta maneira, será possível atender à melhoria continua do algoritmo, sendo essa aprendizagem transmitida ao carro através de atualizações contínuas.

É uma condução que Elon Musk, CEO da Tesla Motors, expõe como bastante importante. Afirma convictamente que vai conseguir incrementar de forma notável e segura este desenvolvimento. Será um sistema mais seguro que uma pessoa, e que irá permitir salvar imensas vidas através da diminuição radical da sinistralidade.

Este objetivo será atingido através do desenvolvimento de novas câmaras e sensores para os seus veículos. Será necessário um longo processo de compilação de dados, bem como uma evolução da legislação por forma a permitir que estes veículos cheguem às estradas em conformidade com a legislação em questão.

4. Car sharing

Assim que o veículo se torne totalmente autónomo, o CEO tem a visão de utilizar este durante o tempo em que está parado (entre 90% e 95%). Desta forma, a sua rentabilidade e capacidade será verdadeiramente maior.

Definitivamente que estamos perante uma enorme revolução e visão ambiciosa do progresso da Mobilidade Elétrica. Esta percepção, e a insistência em atingir objetivos, corresponde ao foco necessário para que a Tesla consiga sair vencedora desta tremenda inovação disruptiva.

Estamos todos cientes que é possível! Estamos todos expectantes que esse sucesso chegue rapidamente!

Fonte |forococheselectricos.com (adaptado)

Share this Story

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>