Energias Renováveis

Um exemplo de sucesso – Afinal o Autoconsumo é possível!

isla-eigg-efimarket

Já ouviu falar da fantástica Ilha de Eigg? Pois bem, esta pequena ilha encontra-se no arquipélago das Hébridas, na Escócia (a norte da península de Ardnamurchan), e é imensamente famosa porque os seus habitantes geram toda a energia que consomem através de um sistema combinado de Energia Solar, Energia Eólica e Energia Hídrica.

É uma ilha totalmente auto-suficiente capaz de cobrir todas as necessidades energéticas dos seus habitantes, utilizando os recursos naturais mais grátis e em abundância a seu favor.

Os habitantes desta pequena ilha, com uma área de 30 quilómetros quadrados, investiram 2,3 milhões, de modo a criar um sistema energético capaz de gerar toda a energia que necessitam para viver.

O projeto demorou 10 anos a ser implementado, pois para além da instalação dos variadíssimos equipamentos energéticos, tiveram de negociar com o Governo Britânico de modo a obterem a plena autonomia no que respeita à sua gestão energética. Neste ilha existem 45 casas, 6 edifícios e 20 empresas que se ligam em comum a este sistema eléctrico baseado no princípio da energia verde e limpa!

Atualmente, as energias renováveis têm a capacidade de tornar esta ilha totalmente auto-suficiente e independente de empresas energéticas, produzindo 95% da sua energia através do sol, vento e água (ondas).

eigg-wind-turbines-with-sgurr-in-background-2

8070621700_7720839e5c

1270268_c481fa47

Este projeto encontra-se extremamente bem estruturado no que toca à racionalização de energia, existindo um conjunto de sistemas de baterias armazenadoras para uma eventual emergência imprevisível.

A comunidade da ilha abraçou a auto-suficiência, auto-sustentabilidade e o conceito verde como estilo de vida, sempre assumindo uma responsabilidade racional na utilização da energia gerada.

Possuem variadíssimos Monitores de Energia Elétrica capazes de informar os seus utilizadores da quantidade de energia utilizada, informando antecipadamente de todos os valores gastos, para que tenham a capacidade de fazer a sua própria gestão de poupança. Possuem também um sistema de alertas bastante avançado referente ao estado do seu consumo energético.

eig_island2_084711296995_af0c7e98c2_z

 

 

 

 

 

 

Todos na Ilha de Eigg vivem principalmente da natureza, da pesca e do turismo e dispõem de impressionantes paisagens naturais aliada a uma fauna e uma flora muito distinta do usual.

Comparando as suas belas paisagens e toda a sua beleza natural, facilmente se percebe que essas características descritas existem nas mais diversas ilhas de Portugal. Ilhas com uma particular interacção no que toca à presença de factores ambientais importantes para gerar Energia Elétrica.

Fazemos então uma simples e humilde questão. Porque é que as nossas ilhas não observam com bons olhos o investimento intensivo nas mais variadas energias limpas?

Muita água em abundância, muito vento em abundância, muito sol em abundância…

Condições propícias à auto-sustentabilidade eficaz!

Pode ser que um dia deixemos de lado este atraso. Vamos acreditar na mudança em Portugal! 😉

Se tiver alguma dúvida ou sugestão tendo em conta os vários temas da eficiência energética não hesite em enviar um e-mail para mestre.batista@7experience.pt.

Acreditamos em sugestões saudáveis capazes de promover o melhor da nossa plataforma.

 

Share this Story

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>